O que é CRM Agro e como implantar na equipe?

O que é CRM Agro e como implantar na equipe?
O que é CRM Agro e como implantar na equipe?

Os tempos em que o relacionamento entre o setor Agro e seus clientes acontecia de forma natural, sem um processo organizado, já não são mais uma realidade. Em um mundo conectado, este setor também passou por transformações nesse sentido e uma delas é a utilização de um CRM Agro. 

A plataforma de CRM tem se tornado um aliado nos negócios no que diz respeito a fortalecer o relacionamento com clientes. Por meio dela, é possível documentar informações e mapear estratégias que possam melhorar o atendimento ao cliente. 

Mas, para acessar os benefícios propostos, é preciso entender melhor a ferramenta, sua importância e, principalmente, como implementá-la com sucesso no setor Agro. Aqui, vamos te ajudar a entender melhor isso e te mostrar um caminho prático para que você tenha um CRM Agro no seu negócio!

O que é CRM e como funciona no contexto do setor Agro

Antes de entrar efetivamente no contexto do setor Agro, é preciso compreender o conceito de CRM. O Customer Relationship Management (CRM), em português, gerenciamento de relacionamento com clientes, é uma estratégia de negócios que visa aprofundar tudo que diz respeito ao relacionamento entre empresa e clientes, considerando a atração, a retenção e também a fidelização de clientes.

Isso tudo se tornou mais palpável com a criação de uma ferramenta que traduz exatamente essa estratégia. Assim, nasceu o CRM enquanto plataforma, efetivamente. Ele tem como função organizar todos os pontos de contato do vendedor e da empresa com o cliente, criando um processo que tenha como foco auxiliar o cliente através de decisões estratégicas.

Nesse sentido, fica mais fácil entender como ele pode funcionar no contexto Agro. Ao entender que o cenário está cada vez mais estratégico nesse setor e que, assim, cada abordagem com um produtor rural, por exemplo, precisa ser assertiva, um CRM Agro passa a ser um suporte indispensável. 

Por meio dele, é possível armazenar dados e informações do cliente permitindo abordá-lo de maneira bastante precisa, ganhando sua atenção e aumentando as chances de fechar negócios. No setor Agro, o CRM se torna uma mão na roda, já que se considerar o cenário de uma equipe de vendas que está sempre atuando junto ao cliente, ele facilita o acesso a informações de forma rápida, organizada e fácil. 

Benefícios do CRM para empresas do Agro

As contribuições de um CRM no agronegócio em revendas agrícolas, indústrias de fertilizantes e rações, cooperativas agropecuárias e armazém de grãos, entre outros negócios do universo Agro são inúmeras. Elas estão diretamente ligadas à gestão de relacionamento com clientes, mas acabam impactando diretamente em outros setores da empresa.

O primeiro ponto e mais claro é que o CRM Agro permite que as empresas do setor agro acompanhem de perto as interações com seus clientes. Isso facilita a comunicação, melhora o atendimento e ajuda a construir relacionamentos sólidos com os clientes, levando a maior fidelidade e repetição de compras.

Quer ter mais tempo para se dedicar ao relacionamento com o seu cliente? Um CRM na agronomia pode automatizar tarefas repetitivas, como o envio de mensagens, follow-ups, agendamento de compromissos, entre outras atividades. 

Também é possível acompanhar o histórico de compras e demandas dos clientes, permitindo que as empresas do setor agro identifiquem padrões e tendências. Isso auxilia na provisão de estoque e também na proatividade do setor comercial. 

Você sente que, muitas vezes, “perde vendas” e não consegue identificar o que acontece nessas situações para poder resolvê-las? O CRM Agro pode ser a solução! Com ele, a equipe de vendas cadastra todas as informações dos contatos realizados com potenciais clientes e, assim, você pode fazer um estudo dessas informações, entendendo o gargalo e tomando decisões que superem esses desafios. 

Falando em tomada de decisões, sem dúvidas, um dos grandes ganhos do CRM está em permitir que o gestor de empresas do setor Agro fazer a coleta e a análise de dados dos clientes. Assim ele terá insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. Essas informações podem incluir preferências dos clientes, sazonalidades, comportamentos de compra e muito mais.

Além dos benefícios externos, diretamente com o cliente, o CRM Agro oferece também ganhos internos com o fortalecimento da colaboração dos setores. Eles passam a compartilhar informações relevantes e atualizadas, aumentando a eficiência operacional.

Por fim, ao investir em uma plataforma CRM no agronegócio, você acaba reduzindo custos na empresa, exatamente pelos benefícios citados que ela proporciona. 

Importância da gestão de relacionamento com o cliente no setor Agro

Como mencionamos no início, não é somente na venda que um CRM Agro pode impactar positivamente. Sua atuação também gera benefícios, podendo, inclusive, ser mensurada através de indicadores bem claros.

Um deles é a taxa de retenção de clientes, que é a porcentagem de clientes que continuam fazendo negócios com a empresa ao longo do tempo. Uma alta taxa de retenção indica que a empresa está conseguindo manter os clientes satisfeitos e fidelizados. Com um CRM especialista no agro, você pode mapear esse índice e buscar otimizá-lo.

O boca a boca é uma poderosa ferramenta de marketing no setor Agro. Medir o número de recomendações que a empresa recebe de clientes satisfeitos pode indicar o quão bem ela está gerenciando o relacionamento com os clientes. E essa é uma métrica que você pode ter acesso pelo CRM. 

Ao usar um CRM no agronegócio, você documenta os processos e toda interação realizada com o seu cliente. Dessa forma, entender qual o tempo médio de resposta, avaliando o tempo que a empresa leva para responder às consultas e solicitações dos clientes, é essencial. Lembre-se que: quanto menor o tempo médio de resposta, melhor será a percepção do cliente sobre o atendimento prestado.

Ainda nessa linha da documentação, você pode ter uma visão sobre a quantidade de reclamações dos clientes e a rapidez com que os problemas são resolvidos. Novamente: quanto mais ágil esse processo, melhor!

A análise do crescimento das vendas ao longo do tempo, relacionado ao aprimoramento da gestão de relacionamento, pode fornecer insights sobre o impacto direto desse trabalho na receita da empresa.

O setor do agronegócio cresceu de forma rápida e isso fez com que esse mercado começasse a apresentar maior participação no cenário econômico. Isso gerou o aumento da concorrência, exigindo muito mais preparação, estratégia e ação por parte das empresas. Assim, perceber um aumento na participação de mercado pode ser um indicativo de que a empresa está se destacando na construção de relacionamentos sólidos e leais com os clientes, o que leva a uma preferência por sua marca em relação à concorrência.

Por fim, um CRM Agro possibilita acompanhar o tempo médio que um cliente leva para se tornar efetivamente um cliente fiel, que traduz a eficácia das estratégias de relacionamento em agilizar o processo de vendas.

Agricultura de precisão e otimização de vendas com o uso do CRM

Para quem trabalha com agricultura de precisão, sendo um serviço que está em alta no mercado, um CRM Agro pode proporcionar ainda mais benefícios e ganhos. 

O CRM permite que as empresas de agricultura de precisão coletem e centralizem dados sobre seus clientes, incluindo informações demográficas, preferências, histórico de compras e interações anteriores. Com esses dados, é possível entender melhor as necessidades e os desafios de cada cliente, personalizando a oferta de soluções de agricultura de precisão que atendam às suas necessidades específicas.

Com base nos dados coletados no CRM do agronegócio, é possível segmentar os clientes de agricultura de precisão de acordo com suas características e necessidades. Assim, sua empresa pode disponibilizar ofertas de vendas, promoções e soluções “sob medida” para o cliente certo e na hora certa.

Passo a passo para implantar o CRM na equipe

Ficou claro que um CRM Agro pode mudar o funcionamento de uma empresa, desenvolvendo uma cultura centrada no cliente e aumentando os resultados financeiros e também de marca. Isso leva à posição de autoridade e reforça seu posicionamento junto aos potenciais clientes.

Abaixo, você encontra um passo a passo simplificado de como implantar o CRM Agro na sua equipe! 

Comece esse processo definindo objetivos: quais metas você deseja alcançar com a implantação do CRM? Isso pode incluir melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas, aprimorar a eficiência operacional, entre outros.

Escolha a plataforma: pesquise e escolha a plataforma de CRM que melhor atenda às necessidades da sua equipe e empresa. Considere fatores como custo, recursos oferecidos, possibilidades de integração com outras ferramentas e a facilidade de uso.

Treinamento da equipe: não adianta ter uma ferramenta de alta performance, se sua equipe de vendas não estiver preparada para usá-la. Certifique-se de que todos os membros da equipe compreendam como usar a plataforma, a importância de ela se tornar uma aliada no dia a dia, para que possam extrair o máximo dela.

Personalização do CRM: configure o CRM de acordo com as necessidades específicas da equipe e do processo de trabalho. Personalize campos, formulários, fluxos de trabalho e relatórios para garantir que o sistema atenda às suas demandas e já faça a importação dos dados que você possui – por isso é essencial buscar um CRM especialista no agronegócio. 

Apoio da liderança: garanta que todos estejam engajados na missão de tornar o CRM uma cultura na empresa, bem como que seja feita uma comunicação clara sobre a importância da ferramenta. A liderança deve mostrar entusiasmo em relação à nova ferramenta para motivar a equipe.

Implementação gradual: considere fazer uma implementação gradual do CRM Agro, começando com uma equipe piloto ou uma parte específica do processo de vendas. Isso permitirá ajustes e melhorias antes de estender a implantação para toda a equipe.

Monitoramento e avaliação: acompanhe de perto a adoção do CRM pela equipe e monitore os resultados. Avalie regularmente o desempenho da equipe com base nas métricas definidas no início do processo e faça dessa avaliação um processo colaborativo. 

Feedback e ajustes: encoraje a equipe a fornecer feedback sobre a utilização do CRM Agro. Use esse feedback para fazer ajustes e melhorias contínuas na implantação da ferramenta.

Quando falamos no setor Agro, a adoção de um CRM é um processo contínuo. O sucesso depende do comprometimento da equipe, da adaptação às necessidades específicas do negócio e da disposição para aprender e melhorar constantemente o uso da ferramenta.

Aqui na A2W, além de ter uma solução personalizada para empresas do agronegócio, nós estamos prontos para ser seu parceiro na adoção, na implementação e também na otimização do uso do CRM no seu negócio. 

Conte com a plataforma da A2W – solução homologada pela SAP -, que oferece painéis que aproximam a empresa de seus clientes, com informações que facilitam a rotina dos gestores, vendedores, distribuidores e profissionais de tecnologia!