Estratégias de marketing no agro para aumentar os resultados

Estratégias de marketing no agro para aumentar os resultados
Estratégias de marketing no agro para aumentar os resultados

O agronegócio já atravessou fronteiras e o alcance das vendas vai além do que se possa imaginar. Com o uso da tecnologia e através de um aparelho celular, nem sequer precisa sair de casa para negociar produtos.

Mas como alcançar mais pessoas na divulgação desses produtos? Com o marketing rural, que nada mais é que uma ferramenta muito importante na gestão do agronegócio.

Na verdade, todo e qualquer marketing de vendas precisa ser bem planejado para maximizar os resultados. Por isso, queremos te convidar a acompanhar a leitura para darmos algumas dicas de como ser bem sucedido nas transações.

Como fazer marketing no agronegócio

Para fazer marketing em agronegócio, primeiramente precisa ter o foco ampliado. Isso porque é necessário ter estratégias certas para cada etapa do processo da cadeia produtiva.

O especialista em propaganda e marketing, José Luiz Tejon Megido, explicou que o marketing no agronegócio é segmentado em pelo menos 3 elos. São eles:

1. Antes da porteira das fazendas

Marketing dos insumos, fertilizantes, máquinas agrícolas e serviços para o produtor rural.

2. Dentro das fazendas

Produção agropecuária para os clientes e compradores, como indústrias e consumidores que têm acesso aos produtos in natura.

3. Após a porteira

Marketing realizado por empresas que tem como foco o consumidor final.

Em todas essas etapas, o vendedor do agronegócio precisa se preparar, treinar e, principalmente, educar o produtor para as mudanças no campo e a adoção da tecnologia.

Estratégias para aumentar os resultados

Estreitar o relacionamento com os produtores, fortalecer a sua marca ou a qual você representa e fomentar uma produção mais eficiente e sustentável. Isso é o básico da comunicação de qualquer empresa.

Mas com a comunicação voltada para o agro existem suas peculiaridades. A exemplo da escolha das ações, canais e linguagem.

Isso porque, se você é vendedor para o agro, saiba que precisa falar a língua do empresário rural, compreender seus desejos, entender seu comportamento e suas convicções e conhecer os canais que ele acessa. Só assim você conseguirá criar as ações mais certeiras para seu objetivo.

Sabendo de tudo isso, o que fazer?

  • Seja claro em seu objetivo

O que de fato a sua empresa quer alcançar? Vender mais? Ter reconhecimento? Estreitar a relação com o público? Com isso bem definido será mais fácil chegar ao objetivo traçado.

  • Conheça as preferências do seu cliente

O que seu público está querendo comprar? O que ele mais valoriza em uma negociação? Quais são as dificuldades desse produtor?

Quando você conhece um a um de seus clientes, fica muito mais fácil acertar na comunicação que vai resultar em vendas. 

  • Faça sua mensagem chegar de maneira eficiente

Conhecendo o produtor a estratégia de comunicação é mais assertiva. Dessa forma, a mensagem que você vai transmitir deve estar em sintonia com os anseios de seu cliente.

O ponto chave desta mensagem é passar a confiança de seus produtos e de sua marca e, com isso, você vai conseguir atingir seus resultados.

  • Integre os canais mais interessantes

A mensagem precisa atingir um alvo. E como fazer isso? Escolhendo os canais certos para envolver mais pessoas só que nesse caso, o produtor.

Estude e analise quais são os canais que seu público acessa e as mídias que ele confia. Depois disso, use das estratégias e da mensagem correta e persuasiva para ganhar esse produtor para seu negócio.

  • Mensure resultados e redefina suas metas

O mercado pode sofrer alteração e, sendo assim, será necessário repensar em tudo o que já foi planejado, inclusive a proposta de marketing. Neste caso, é importante ficar de olho nos resultados de cada ação.

Quais são as vantagens em fazer marketing no agronegócio?

  • Reconhecimento da marca
  • Aumento da lucratividade
  • Presença digital marcante
  • Melhor relacionamento com os clientes
  • Atração de consumidores
  • Aumento do valor agregado

Como pode perceber, o marketing no agronegócio vai além da publicidade, comunicação, vendas e promoções, para atingir os objetivos. 

É um conjunto de ações e estratégias que, para ter bons resultados e, por consequência a lucratividade, basta saber usar as ferramentas certas para o seu negócio se sobressair dos demais.

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