5 dicas para fidelizar clientes no agronegócio

5 dicas para fidelizar clientes no agronegócio
5 dicas para fidelizar clientes no agronegócio

Fidelizar um cliente no setor do agronegócio não é uma tarefa tão simples. Como você bem sabe, todo produtor que compra algo quer ser bem atendido, receber condições especiais de pagamento e, é claro, ganhar aquele suporte pós-venda que faz toda a diferença.

Pois bem! É sobre esse cuidado especial com o produtor que vamos tratar neste post, afinal de contas, não basta simplesmente vender e dar as costas, mas saber fidelizar esse cliente é a alma do negócio.

E tenha em mente, que se você não se dedicar para essa pessoa de uma forma diferenciada, pode apostar que o seu concorrente vai, então vamos às dicas.

1 – Conheça bem o seu público

É muito importante conhecer o seu comprador. Para isso, o primeiro dever de casa é entender, de acordo com o ramo de atuação desse cliente, quais são as culturas (caso estejamos falando de agricultores) ou qual o sistema de produção (para pecuaristas), chegando até o nível de quais são os produtos que ele mais compra, a fim de oferecer um atendimento personalizado.

Essa lição de casa vai desde conhecer a propriedade que esse produtor tem, o que de fato produz, para quem ele vende e qual é o seu modelo de produção.

Há de concordar comigo que tendo essas informações em mãos fica mais fácil oferecer os seus serviços e produtos.

2 – Ofereça algo a mais

Lembra que eu comentei logo no começo deste post que você precisa encontrar um diferencial para fidelizar esse produtor? Pois bem! Oferecer algo a mais também é uma forma.

Isso inclui não somente descontos especiais, mas também canais de atendimento diferenciados, cartão fidelidade, cupons, amostras, catálogos técnicos, visitas à propriedade, enfim, tudo aquilo que seja um agrado para o produtor.

3 – Estratégia de pós-venda

Toda ação criada para fidelizar o cliente deve ser monitorada. Por isso é muito importante que a venda não termine quando o cliente leva o produto para sua propriedade.

Avaliar a satisfação da compra e do atendimento recebido é tão importante quanto vender. Desse modo, invista em formas de saber o que seu produtor achou do atendimento; do preço; das condições de pagamento; das opções de produtos da sua marca; da forma como os produtos foram úteis e se ele gostou da experiência.

Se estiver tudo ok, lembre-se de oferecer outros produtos que podem auxiliá-lo ainda mais.

Contudo, se algo não sair conforme o desejado, apresente uma solução. O importante é você ter as respostas em tempo hábil para garantir a satisfação do seu cliente.

4 – Mantenha contato constante

A interação constante com os seus clientes é muito importante. Isso pode ser feito de várias maneiras, seja por e-mail, com visitas técnicas, por telefone e também com o auxílio da tecnologia.

Neste ponto quero falar sobre a nossa empresa e porque depositar as suas fichas nesta plataforma digital.

Trazendo uma tecnologia revolucionária voltada para o agro e com inteligência sistêmica, a A2W tem como propósito integrar as informações e encurtar as distâncias entre empresas e clientes.

Você deve estar se questionando como isso acontece. A A2W facilita essa integração entre vendedor e cliente, reduzindo significativamente o tempo de resposta para as demandas.

Por essa plataforma é possível ter todos os dados dos seus clientes na palma da mão, facilitando para que sua estratégia de vendas seja mais assertiva.

Resumidamente, é uma maneira de integrar soluções, melhorar a comunicação, conquistar maior interação e interatividades e estar mais presente no dia a dia, contendo as informações relevantes para a tomada de decisões.

Esse bom relacionamento antes e depois da venda gera confiança e é isso que ambas as partes almejam.

5 – Surpreenda

Por fim, surpreenda seu cliente. Simplifique a vida do produtor. Ajude a planejar a próxima safra e transforme a demanda do seu cliente em lucratividade.

Entregue para seus clientes algo a mais do que eles esperam. Seja um diferencial na vida daquele produtor, e não só mais um vendedor como se vê por aí.

Tenha sempre uma carta na manga para conquistar esse cliente e fidelizá-lo na sua rede de negócios. Aposte no diferencial, invista na tecnologia e garanta mais clientes.

Como conseguir mais clientes?

Se especialize cada vez mais no seu ramo de atuação. Estando focado naquilo que você desenvolve e não tentando abraçar o mundo, isso reduzirá significativamente os seus insucessos e, mais uma vez, a imagem que ficará para o cliente é que a sua marca é confiável e você é aquele que solucionará satisfatoriamente uma gama de problemas dentro do seu escopo de atuação.

Expanda seu networking. Estabeleça boas relações com outros profissionais e com outras empresas. Apresente o que há de melhor do seu trabalho nas redes sociais, pois afinal de contas, quem é visto é lembrado.

E, aprenda a vender e gerar lucros. Isso você só irá conquistar tentando, errando, acertando e tendo experiências para tirar de lição. Procure treinamentos com profissionais que entendam de vendas, que sugiram mais diferenciais para o seu negócio, que o ajude a evoluir em suas dificuldades e boa sorte em seu negócio.

Ah! Lembre-se que a Plataforma Agro A2W é uma solução inovadora, desenvolvida para facilitar a sua vida e a vida do seu público-alvo. Invista no que é certo e dê um grande passo para o sucesso.