A tecnologia, sem dúvidas, já é uma realidade na vida de todo mundo. Ela trouxe transformações que mudaram nosso estilo de vida e, sem dúvidas, também alteraram nossa maneira de trabalhar. A agricultura não ficou de fora dessa evolução e a inteligência artificial também já chegou para promover mudanças significativas.
A evolução tecnológica na agricultura tem sido uma área de rápido crescimento e transformação. Ela envolve a aplicação de tecnologia avançada para melhorar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade da agricultura.
Mas como essa aplicação acontece na prática? Quais são os ganhos? O que a AI na agricultura pode representar? Continue a leitura e fique por dentro desse assunto!
O que é inteligência artificial?
Pode-se definir a inteligência artificial (IA) como um campo da ciência da computação, que se concentra no desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de executar tarefas que geralmente exigem inteligência humana. Essas tarefas incluem reconhecimento de fala e imagem, tomada de decisões, resolução de problemas, compreensão da linguagem natural e aprendizado.
A IA é baseada em algoritmos e modelos matemáticos que permitem que as máquinas processem grandes quantidades de dados, identifiquem padrões e tomem decisões ou realizem ações com base nesses padrões.
À medida que a tecnologia continua a avançar, a IA tem o potencial de desempenhar um papel cada vez mais importante na sociedade, oferecendo benefícios e permitindo que as tarefas a serem desenvolvidas pelos humanos sejam aquelas de cunho estratégico e criativo.
Quais os benefícios da inteligência artificial na agricultura?
Com o crescimento constante da agricultura, surge a necessidade de ter informações mais precisas para a tomada de decisão assertiva. A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta que vem para auxiliar nesse processo, permitindo que os gestores foquem seu tempo na análise dos dados na busca do crescimento da produção.
Entre os benefícios que merecem destaque da inteligência artificial na agricultura, pode-se destacar:
Otimização de recursos: os sistemas de IA podem fornecer recomendações precisas sobre a quantidade ideal de insumos a serem aplicados em cada área da lavoura.
Monitoramento e detecção de doenças e pragas: a identificação precoce de doenças e pragas nas plantas permite uma resposta mais rápida e eficiente.
Previsão e monitoramento do clima: essas previsões podem ajudar os agricultores a planejar suas atividades, como irrigação e colheita, com base nas condições climáticas esperadas.
Agricultura de precisão: esse é um dos pontos-chave da inteligência artificial na agricultura porque permite a aplicação precisa de insumos agrícolas e o monitoramento individualizado de áreas específicas da lavoura.
Automação de tarefas: aqui, há a redução da dependência da mão de obra humana, permitindo que os agricultores foquem em atividades mais estratégicas.
Decisões baseadas em dados: identificar padrões e fornecer insights valiosos para orientar as decisões de manejo da lavoura.
De modo geral, a inteligência artificial na agricultura permite uma gestão mais eficiente e precisa das operações agrícolas. Isso resulta em maior produtividade, redução de custos, uso sustentável de recursos e melhoria da qualidade dos cultivos.
6 aplicações da inteligência artificial na agricultura
Já deu para perceber como a AI na agricultura pode ser uma ferramenta essencial no dia a dia da agricultura, não é mesmo? Assim, já que ela é uma realidade, é hora de entender como inseri-la na rotina, entendendo quais tarefas e atividades ela pode desempenhar.
Previsão de rendimento: é possível analisar dados históricos, como condições climáticas, práticas agrícolas e dados de colheita para prever o rendimento das safras. Isso ajuda os agricultores a planejar suas operações, tomar decisões de mercado e antecipar a demanda.
Recomendação de fertilizantes e defensivos agrícolas: com dados de solo, nutrição das plantas e outras variáveis, a IA pode fornecer recomendações precisas sobre a quantidade ideal de fertilizantes e defensivos agrícolas. Isso ajuda a otimizar o uso de insumos, reduzindo custos e impactos ambientais.
Monitoramento de pragas e controle de ervas daninhas: analisando imagens de campo capturadas por drones, câmeras ou satélites para identificar pragas, doenças e ervas daninhas por meio da inteligência artificial, os agricultores podem tomar medidas de controle específicas e direcionadas, reduzindo a necessidade de pulverização generalizada.
Irrigação de precisão: a inteligência artificial pode monitorar a umidade do solo e as condições climáticas para determinar as necessidades de irrigação das plantas. Junto a isso, os sistemas de IA podem fornecer orientações precisas sobre o momento e a quantidade de água necessária para a irrigação.
Classificação e seleção de cultivos: a partir da análise de imagens de frutas, vegetais e grãos torna-se possível classificar e selecionar produtos com base em critérios como tamanho, qualidade e maturidade. Isso ajuda na automação de processos de classificação e na garantia da qualidade dos produtos agrícolas.
Robótica agrícola: a IA impulsiona o desenvolvimento de robôs agrícolas autônomos – machine learning na agricultura, que são capazes de realizar tarefas como plantio, colheita, poda e monitoramento de culturas. Esses robôs podem melhorar a eficiência, reduzir a dependência da mão de obra humana e minimizar o desperdício.
Essas são apenas algumas das muitas aplicações da inteligência artificial na agricultura. À medida que a tecnologia avança, é provável que novas aplicações e soluções inovadoras continuem a surgir, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade do setor agrícola.
Por isso, mais do que nunca, conhecimento é um grande diferencial na gestão da propriedade, afinal, é por meio dele que é possível implementar mudanças e gerar mais resultados.
Aqui em nosso blog, estamos sempre criando conteúdos que ajudam o produtor a melhorar sua gestão: continue nos acompanhando e assine nossa newsletter!