Softwares para o agronegócio: qual o diferencial da A2W?

Softwares para o agronegócio: qual o diferencial da A2W?
Softwares para o agronegócio: qual o diferencial da A2W?

Os softwares agrícolas atuam como uma solução viável para atender diversas necessidades do campo, desde a produtividade da safra, até a gestão da propriedade.

Não é de hoje que a agricultura vem se automatizando. Essas soluções tecnológicas auxiliam, por exemplo, no monitoramento do clima, na fertilidade dos solos, na venda de insumos, e, claro, aproximam toda cadeia produtiva do ramo.

Estudos voltados ao agro já mostram resultados satisfatórios com a modernização em lavouras. É possível planejar de forma mais assertiva, tomar decisões para obter lucros e elevar a produtividade reduzindo custos das operações.

E, como envolver todos os segmentos nisso tudo? Conectando pessoas através de softwares que são desenvolvidos com foco no agronegócio.

Segmentos do uso de softwares

Assim como existem variedades de máquinas agrícolas para as mais diversas finalidades, com os softwares agrícolas também se encontram “n” possibilidades.

Eles podem ser usados para a gestão rural ou para agricultura de precisão. Além disso, também existem softwares para ERP (Enterprise Resource Planning). 

Veja algumas das modalidades que podem ser usados os softwares:

  • Agricultura de precisão: Sistemas de gestão para cada atividade realizada na fazenda e região em que atua. Por meio da variabilidade no solo e clima, são fornecidas as ferramentas para a utilização apropriada dos insumos e etc.
  • Agrometeorologia: Compreende as consequências dos fenômenos meteorológicos na propriedade rural e na sua produção agrícola ou pecuária.
  • Manejo de pragas e doenças: Controla pragas e doenças que ameaçam a produção agrícola, bem como, no monitoramento correto e no tratamento.
  • Análise do solo: Faz uma análise completa do ambiente produtivo. Com isso, é possível determinar possíveis problemas nutricionais nas plantas a fim de aumentar a produtividade e a resistência do cultivo.
  • Rastreabilidade: Licencia consumidores, beneficiadores e produtores para que conheçam o caminho percorrido pela produção agropecuária. Além disso, promove ações preventivas e corretivas para melhorar a qualidade.
  • Gestão da fazenda: Realiza o gerenciamento das propriedades rurais de forma mais eficiente, isso inclui a produção agrícola, gestão financeira, manutenção de máquinas, entre outros.
  • Irrigação inteligente: Monitora o uso da água, bem como sua automatização nas fazendas.
  • Dados animais: Possibilita compreender melhor o gado desde os padrões de reprodução até a genômica.

Como pode-se perceber, os softwares agrícolas auxiliam o homem do campo em vários segmentos, seja no melhoramento da safra, na gestão dos negócios, na assertividade na tomada de decisões, na compra e venda de insumos, dentre outras. E, quais os resultados desta tecnologia? Lucro!

Opções de softwares disponíveis no mercado

Gestão de propriedade rural

Para gestão de propriedades rurais, encontram-se no mercado inúmeros softwares. Essas ferramentas foram desenvolvidas para organizar e simplificar os dados e processos operacionais das fazendas. Desta forma, garantir mais lucro, rentabilidade e decisões assertivas no gerenciamento de propriedades rurais. 

Esses softwares para gestão fazem o planejamento da safra; promovem a manutenção preventiva e controlam os custos fixos e variáveis das máquinas; controlam o pagamento e recebimento de contas, e disponibilizam a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Fazem também a gestão do estoque e informam qual é a média do preço da sua soja, por exemplo, e qual variedade e talhão são mais produtivos. Por fim, apresentam a margem de lucro de cada cultura e o detalhamento de receitas e custos.

Software ERP

Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais, faz toda a gestão da cadeia do agronegócio, tornando as decisões mais lucrativas por meio de análise de dados diversos, como vendas, gestão de distribuidores, processos produtivos e armazenagem.

Neste caso, encontram-se no mercado diferentes softwares que oferecem soluções unificadas de ERP/finanças, CRM e gestão de projetos, por exemplo.

Essas ferramentas conseguem proporcionar o controle contábil e financeiro da empresa, com uma ampla possibilidade de customizações de relatórios e preparação de controles internos.

E, engana-se quem acredita que serve apenas para grandes empresas. Esses softwares atendem muito bem as necessidades de médias e pequenas que estão em rápido crescimento.

Software CRM

Já àqueles que trabalham com vendas, também existem no mercado softwares que ajudam a maximizar as vendas no agro aplicando análise do mercado, relatório de cada cliente e volume de vendas.

Geralmente funcionam da seguinte forma: esses programas permitem fazer uma análise comparativa mensal de forma prática e detalhada, através de uma perspectiva abrangente das vendas. 

Isso possibilita analisar período a período se houve queda ou aumento nas vendas em relação a cada cliente, além de proporcionar também uma visão geral.

O gestor vai poder acompanhar, por exemplo, o volume de vendas, o valor, a porcentagem de representatividade, o preço médio e a porcentagem de evolução das vendas.

Software produzido pela A2W

É aqui que a A2W se encaixa. Trata-se de uma empresa de tecnologia e inovação para o agronegócio que abrange todas as funcionalidades para gestores, produtores rurais, consultores de campo, técnicos agrícolas e profissionais de T.I. 

Traz soluções em uma plataforma online de alta performance, de fácil utilização e de baixo custo que atenderá agrorevendas, cooperativas agropecuárias, indústria de rações, de fertilizantes e armazéns.

No momento, a empresa conta com uma plataforma super especialista para supervisores e gestores comerciais, distribuidores e lojistas, além dos App’s para consultores técnicos de campo (vendedores), clientes, entregadores e produtores rurais.

A partir da plataforma de planejamento e gestão, gerentes e supervisores irão definir suas estratégias comerciais, criar suas metas, definir objetivos e acompanhar em tempo real a relação prevista, realizada e desviada.

Já com o APP Cliente é possível encurtar distâncias e obter um excelente relacionamento entre empresa e cliente. Com o APP Consultor, será possível ao técnico de campo ter todas as informações para atender melhor o seu cliente e, tudo isso de forma offline.

Por fim, as aplicações para entrega e produtores rurais vai permitir controle total, relacionamento eficiente, menores custos, maiores vendas e melhores margens.

Precisa de uma plataforma que disponibilize soluções web e aplicativos móveis, com escopo especializado, facilidade de uso e ferramentas indispensáveis às empresas do agro que procuram tecnologia disruptiva, maior participação de mercado, mais eficiência e melhores margens? Então estamos falando da A2W!

Além disso, promove maior interação com clientes, menor eficiência comercial e mais segurança na tomada de decisão. Essa praticidade, toda na palma da mão, reduz tempo de resposta às demandas, gera mais oportunidades, melhora o planejamento e aumenta a governança.

Tecnologia mudando a dinâmica do agronegócio

Depois de entender que os softwares agrícolas vieram para colaborar, não podemos ignorar o fato de que essas ferramentas estão em constante aperfeiçoamento.

Isso porque, com a tecnologia invadindo cada vez mais o meio rural, os resultados são positivos e surpreendentes ao final da cadeia produtiva.

O Brasil, que já se tornou referência mundial em tecnologia para o agro, com sua vasta extensão de terra e com uma economia cada vez mais dependente do agronegócio, também se destaca cada vez mais no desenvolvimento de softwares super especializados.

Por consequência disso, gestores, produtores rurais, consultores de campo, técnicos agrícolas e até mesmo agentes secundários estão se modernizando, pois entenderam que a tecnologia ajuda a gerar maior produtividade e lucros mais consistentes.

E, você, vai ficar de fora desse avanço tecnológico?

Quer saber mais sobre soluções inovadoras desenvolvidas para facilitar a sua vida no dia a dia? Assine nossa newsletter e fique por dentro!