O que podemos esperar da Agricultura 5.0?

Quando imaginamos o futuro logo vem a mente inteligência artificial, tecnologia de ponto, robôs substituindo a mão humana e todo um processo único e exclusivamente digital. Mas essa transformação do mundo moderno não está num futuro distante, ela está bem na frente dos nossos olhos e chamamos de Agro 5.0.

Essa nova forma de gerenciar uma lavoura já está presente em alguns locais do Brasil e promete modificar o cenário rural novamente. Hoje em dia, quem não está conectado e usufruindo dessas ferramentas inovadoras e tão avançadas em tecnologia está deixando de lucrar mais.

Mas para se conseguir gerenciar todos os processos de uma lavoura, desde a produção, máquinas automatizadas, compra de insumos e venda de grãos através de um simples toque num smartphone, precisamos falar das fazendas conectadas, ou seja, a internet.

Conectividade

Conectividade no campo, agro 5.0

O Agro 5.0 é estar conectado e usufruindo dessa ferramenta em todo canto do planeta, porém, para o Brasil se manter competitivo no mercado internacional é preciso resolver esses problemas estruturais.

Para se ter uma ideia, apenas 23% do território agrícola conta com algum nível de conectividade, segundo dados do Ministério da Agricultura (MAPA). As regiões Norte e Nordeste são as com os maiores vazios de conexão no campo.

E o que o Brasil vem fazendo para ampliar esse leque de conexão? Segundo o secretário-adjunto do MAPA, Cléber Soares, estratégias são estudadas para conectar as propriedades rurais com o mundo.

Uma delas é a otimização de antenas e torres já existentes. Para isso, será necessário otimizar o uso de 4.400 antenas e torres que já estão instaladas em locais estratégicos.

Já a segunda estratégia, de acordo com o MAPA, é a ampliação do volume de estruturas pelo Brasil. Ou seja, são necessárias construções de 15.182 torres e antenas para ter uma cobertura maior. Com isso, a cobertura fica próxima a 90% de iluminação de conectividade no território agrícola.

O que é a agricultura 5.0?

Para deixar ainda mais claro, a agricultura 5.0 nada mais é que serviços de mapeamento de áreas geridas por satélite; análise de solo georreferenciada; pulverização com drones e; tecnologias para o plantio, irrigação e fertilização.

Mas o mais interessante da agro 5.0, e que difere das demais produções em massa, é que a tomada de decisão é imprescindível, ou seja, cada vez mais o controle das lavouras será atribuída às máquinas, o que proporciona maior precisão e produtividade.

Pilares do Agro 5.0

Os pilares do agro 5.0

Precisão, produtividade e máquinas controlando toda a lavoura precisa da conexão no campo, certo? Agora que você entendeu isso, o processo do Agro 5.0 se baseia em alguns pilares, vejamos alguns:

1. Aumento de produtividade

As inovações têm papel fundamental para garantir cultivos mais eficientes e, dessa forma, permitirão alimentar cada vez mais pessoas.

Essas tecnologias na agricultura, que já são uma realidade, ajudarão a ter domínio sobre todos os detalhes da sua plantação e, com isso, tomar decisões eficazes para aumentar a produtividade.

E, por fim, a produtividade não será medida, apenas, pela quantidade, mas pela qualidade.

2. Segurança alimentar

A agricultura 5.0 já pensa no futuro, e considera aspectos sociais e políticos para garantir a segurança alimentar da população.

Afinal, é a realidade de muitas pessoas não saber se terá comida na mesa no dia seguinte e, o objetivo, é diminuir as desigualdades sociais.

3. Redução de desperdício

Aproximadamente 30% de tudo o que é produzido é desperdiçado. Um dos focos da agricultura 5.0 é utilizar recursos que forneçam melhores técnicas de armazenagem e também no transporte dos produtos. Dessa forma, o desperdício será cada vez menor.

E isso se alcança através da inteligência artificial e de robôs, além de técnicas e métodos de cultivo e colheita avançados.

4. Alimentação saudável e menor impacto ambiental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até o ano de 2025 1 em cada 11 pessoas no mundo terão diabetes. Logo, haverá a cobrança por alimentos mais saudáveis.

Com a agricultura 5.0 será possível garantir alimentos nutritivos para a população. Sem contar na preocupação do controle e redução dos impactos ambientais.

Tecnologias disponíveis no Agro 5.0

Tecnologias disponíveis no agro 5.0

As inovações garantem maior sustentabilidade, eficiência e praticidade, e é exatamente isso que os produtores almejam em suas propriedades e produções.

Dessa forma, o avanço das tecnologias digitais estão cada vez mais influenciando no campo por meio de sensores, drones, software de gestão, agricultura vertical e muito mais. Vejamos algumas dessas tecnologias:

1 – Automatização dos processos

A inteligência artificial tem permitido a automatização dos processos nas lavouras. Isso vem ao encontro do trabalho humano, que potencializa com a ajuda de dispositivos e máquinas. Como consequência, reduz perdas, otimiza o tempo, insumos e recursos.

2. Softwares e aplicativos

Há várias opções de aplicativos para auxiliar as funções no campo, como:

• Previsão do tempo
  • Aplicativos Agrícolas
  • Logística

3. Agricultura de Precisão

A Agricultura de Precisão é o sistema de gerenciamento agrícola que considera as características georreferenciadas de cada ponto da propriedade. Esse sistema foi iniciado no Brasil na década de 90 e tem trazido ganhos consideráveis nos dias de hoje.

Consiste na utilização do GPS para o controle em semeadoras, colheitadeiras e pulverizadores, além da utilização de drones que conseguem identificar pragas e doenças nas plantações.

Já os sensores conseguem transmitir informações relevantes sobre as culturas, solo e demais elementos, além de permitir a realização de tarefas à distância.

Ou seja, a Agricultura de Precisão vem trazendo benefícios mensuráveis, como o aumento da produtividade e redução dos custos.

4 – Inteligência artificial

Com a inteligência artificial, todos os dados recebidos de máquinas agrícolas e demais sistemas são processados, o que permite ao produtor projetar e planejar cenários e antecipar situações.

Como pode perceber, a produção agrícola está cada vez mais atrelada à agricultura digital. Por meio das diversas ferramentas disponíveis no mercado, o produtor fica mais ciente e conectado de todos os processos operacionais que acontecem dentro da sua propriedade.

Há algumas deficiências num todo desse conjunto? Sim, especialmente quando é levar a internet até o meio rural, o que precisa de muito investimento por parte dos governos.

Mas apesar disso, o lado positivo da digitalização é a facilidade do manejo na lavoura, desde o seu mapeamento até o planejamento das atividades, além da compra e venda de insumos e produtos.

E se tratando de compra e venda de insumo, a A2W se encaixa perfeitamente nisso. Trata-se de uma agtech – empresa de tecnologia e inovação para o agronegócio, a qual desenvolve softwares e aplicativos para encurtar distâncias entre você e sua propriedade.

Os aplicativos e softwares desenvolvidos pela A2W facilitam a vida de qual gestor, produtor rural, consultor de campo e técnico agrícola. Quer saber como isso funciona? Só chamar nossa equipe que conhece a realidade do campo e vai saber dar todo o suporte necessário para produzir mais e com eficiência.