Seja no ramo do agronegócio ou qualquer outro, todo vendedor precisa estar apto para todo mês atingir as metas impostas. Acontece que isso é um processo diário de dedicação, disciplina e persistência.
Cumprir com as obrigações resulta em ganhos, tanto para a empresa como para o vendedor com uma comissão maior, mas isso não é tudo. A empresa precisa estar organizada, o vendedor precisa ser organizado, pois, sem isso, perde-se na eficiência.
Em que sentido? Em todos! Desde uma ligação ao cliente em hora inoportuna e assim por diante. Por isso, um vendedor organizado e disciplinado divide bem o seu horário e sabe a melhor hora de realizar cada uma de suas ações.
Como ser um vendedor organizado? Continue a leitura para algumas dicas para não obter resultados negativos pela falta de disciplina.
Ser um bom vendedor
Se tornar um bom vendedor no agronegócio requer tempo, por isso a disciplina é importantíssima. Mas há outros fatores que não podem ser negligenciados nessa missão. Como:
- Conhecer bem o cliente;
- Ter empatia;
- Aprimorar-se e registrar todo o conhecimento obtido;
- Ser mais persuasivo;
- Aprender a importância do follow up.
Disciplina: como ela afeta o resultado de vendas
Se em uma empresa de fertilizantes, por exemplo, não houver um processo claro para dar um norte ao vendedor, dificilmente esse profissional irá seguir uma rotina bem definida. Por isso, é necessário que toda empresa monte um ambiente que force o time comercial a se disciplinar.
Como, por exemplo:
- Desenho de um processo bem estruturado
Segmentar a área comercial serve para alinhar a expectativa da empresa com a dos colaboradores. Como resultado, o lado positivo é que a empresa vai lucrar mais, e os vendedores (que ajudam a construir esse sucesso) também.
- Construção de um fluxo de cadência
O fluxo de cadência serve para dar um direcionamento da ordem de contatos que devem ser realizados. Tendo isso bem construído, é mais fácil definir como o trabalho do time é realizado e cobrar aqueles vendedores que não estão seguindo o que foi proposto.
É uma medida simples, que além de maximizar a eficiência do time, ainda favorece a criação de uma cultura vencedora.
- Construção de uma agenda de atividades diárias
Uma rotina bem estruturada traz ganhos a qualquer vendedor e empresa, desde que o trabalho proposto fique dentro do processo da empresa. Por isso, existe aquela flexibilidade para definir a melhor forma de realizar as ações, e é nesse ponto que entra a agenda de atividades.
Não adianta o vendedor enviar e-mails durante o dia sem ter uma definição clara de horário que deve ser enviado. A agenda serve para dar um direcionamento, mas no final o bom senso sempre prevalece.
- Implementação de daily meetings
Com a daily meeting, basicamente todo vendedor irá repassar um feedback das atividades que estão sendo realizadas no dia a dia. Com esse feedback é possível fazer adaptações, caso necessário, sem contar que isso gera integração entre todo o time e a estratégia da empresa.
Vendedor de alta performance
Para quem vende, saber onde focar os esforços é extremamente importante para a evolução. Mas o que é um vendedor de alta performance?
Engana-se quem achou que alta performance está ligada a quantidade de horas trabalhadas. Pelo contrário, são as atividades que o vendedor consegue desenvolver em um determinado período de tempo (produtividade), o quanto consegue antecipar um possível problema (proatividade) e a qualidade do trabalho executado.
Como se tornar um vendedor de alta performance?
Em primeiro lugar, é necessário saber quais são as habilidades de um vendedor de alta performance. Dentre elas estão:
- Relacionar-se bem e criar networking
Para criar uma rede é importante prezar pelas boas relações, ou seja, é preciso manter um contato mais que comercial, ou seja, construir amizades com os clientes.
Por sua vez, o networking é as conexões que se faz com as outras pessoas, mas não necessariamente com consumidores.
- Fazer um planejamento
Com planejamento é possível visualizar como acontecerá todo o processo comercial e antecipar possíveis problemas.
- Prospectar
O vendedor de alta performance consegue prospectar clientes em potencial para o negócio e fazê-los avançar no ciclo comercial.
- Gerir os relacionamentos internos
Cultivar bons relacionamentos com os colegas de trabalho é importante, afinal, vender é apenas uma etapa do processo, mas é além disso, pois depende de outras pessoas também.
- Gerir o funil de vendas
O funil de vendas é o processo pelo qual o cliente passa até, finalmente, decidir comprar. Fazer uma boa gestão de todos os processos do funil facilita identificar o tempo necessário para aquele cliente avançar.
- Compreender as necessidades do cliente
O que o cliente realmente precisa? O seu produto atende às necessidades dele? O vendedor de alta performance consegue fazer um bom levantamento dessas necessidades a fim de chegar na melhor solução comercial para o comprador.
- Conhecer o que é vendido
Conhecer o que está sendo vendido é um dos principais conhecimentos de todo vendedor. Por isso, é de suma importância estudar o que se vende, as características, diferenciais, vantagens e desvantagens para que, quando questionado, tenha autoridade e certeza nas respostas.
- Apresentar uma proposta de valor
A proposta de valor vem logo após o levantamento de necessidades e é a primeira atitude de oferecer a solução comercial para o cliente de fato.
Quando não há uma proposta de valor bem construída e apresentada, a tendência é que o processo seja encerrado nesse momento, pois a probabilidade é de que o cliente perca interesse na solução se ela não for atrativa.
- Negociar e fechar a venda
As últimas etapas do processo de vendas, a negociação e o fechamento, são as partes decisivas no ciclo comercial. O vendedor de alta performance está familiarizado com elas e não se intimida com a situação.
Vá preparado para derrubar cada objeção do cliente até chegar à verdadeira e, finalmente, vender.
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