No cenário atual, mercados e empresas ao redor do mundo se enfrentam em uma verdadeira batalha para conquistar e reter clientes. O objetivo é claro: garantir lucratividade e fluxo de caixa crescentes. A fórmula parece simples: clientes satisfeitos compram mais. No entanto, para muitas companhias tradicionais, o desafio é muito mais complexo.
Companhias tradicionais, com anos de mercado, ampla estrutura logística, presença em canais físicos e digitais, e tecnologias avançadas, enfrentam desafios sem precedentes de liquidez, solvência e sobrevivência em diversos mercados, incluindo o agro. Diante da rápida comoditização de seus negócios, marcada por guerras de preços e redução no fluxo de clientes, essas empresas têm visto uma queda significativa no tamanho e na frequência dos tickets médios, sem compreender as causas dessa deterioração.
Com isso, fica ainda mais claro, que para manter a competitividade, ter capacidade de coletar, organizar e interpretar dados passa ser o diferencial entre se manter ou não no mercado. É nesse contexto que os dashboards e a estratégia de CRM (Customer Relationship Management), combinada a automação da força de vendas farão diferença.
O que são dashboards?
Dashboards são painéis visuais que consolidam dados de diferentes sistemas (ERP, CRM, financeiro…) e planilhas, gerando informações e apresentando de forma clara e acessível. Monitoram KPIs, identificam tendências, acompanham resultados e orientam decisões estratégicas.
Segundo pesquisa da Deloitte, 67% das empresas que utilizam dashboards afirmam tomar decisões mais rápidas.
E dashboards no CRM?
Quando integrados ao CRM, os dashboards ganham ainda mais relevância, pois, além de organizarem os dados de clientes, também permitem que os gestores visualizem o desempenho de vendas, monitorem interações, histórico de compras e oportunidades de negócio. Essa integração transforma informações em insights estratégicos, possibilitando uma visão 360° do cliente.
Como a inteligência comercial é essencial para analisar dados
A 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐢𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐞𝐫𝐜𝐢𝐚𝐥 é a prática de 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐫 𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬 em 𝐝𝐞𝐜𝐢𝐬õ𝐞𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭é𝐠𝐢𝐜𝐚𝐬, apoiando as empresas a 𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐫𝐞𝐦 𝐨𝐩𝐨𝐫𝐭𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬, 𝐚𝐧𝐭𝐞𝐜𝐢𝐩𝐚𝐫 𝐭𝐞𝐧𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬, 𝐨𝐭𝐢𝐦𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐞 𝐫𝐞𝐝𝐮𝐳𝐢𝐫 𝐫𝐢𝐬𝐜𝐨𝐬. Essa inteligência comercial apoiando estratégias de negócios, oferece fatos para decisões que impactam a performance organizacional. Aqui estão alguns benefícios e aplicações práticas:
Planejamento Estratégico
A análise de dados estruturados ajuda as empresas a identificarem oportunidades de mercado e ajustarem suas estratégias conforme as mudanças no comportamento do consumidor.
Acompanhamento do histórico financeiro
Ter uma visão clara do histórico e desempenho financeiro dos clientes, facilita a identificação de oportunidades, apoia na defesa de crédito e evita custos desnecessários.
Organização da agenda e registro de atividades
De acordo com um relatório da McKinsey, profissionais que organizam suas semanas economizam até 20% do tempo, que seria perdido em tarefas redundantes ou mal planejadas. Portanto, gerenciar agendas, criar alertas automáticos para tarefas importantes e registrar atividades, melhora a produtividade da equipe de vendas e reduz consideravelmente os custos.
Mapeamento de oportunidades
Importante para gerenciar a carteira, identificar áreas de crescimento, clientes potenciais e tendências de mercado: é a base para decisões estratégicas. Essa prática ajuda a priorizar esforços e alocar recursos de maneira eficiente, o que aumenta a assertividade nas vendas e melhora a experiência do cliente.
Projeções
Não olhe só para o passado, trabalhe também com projeções. Elas ajudam a corrigir a rota, identificar desvios e oportunidades, permitindo ajustes rápidos. Dados históricos e análises preditivas projetam o alcance das metas e destacam as áreas que demandam mais atenção.
Eficiência operacional
Integrar análise de dados (dashboards), CRM e inteligência comercial eleva a eficiência operacional, reduz erros e fornece uma visão 360° do negócio. Essa integração melhora a produtividade em até 25% (Deloitte), possibilita decisões baseadas em dados, que tornam empresas 19% mais lucrativas (Forrester), e personaliza ações, otimizando recursos. Com dados consolidados, as operações se tornam mais ágeis e estratégicas, melhorando consideravelmente a experiência do cliente.
Com a inteligência comercial, combinada com dashboards e CRM, suas decisões serão baseadas em dados, estratégias estruturadas, com menos riscos e maior lucratividade.
É importante deixar claro que não existe algo genérico que serve para todos, cada cliente ou região tem demandas e comportamentos diferentes, que precisam ser compreendidos com profundidade, e essa combinação ajudará a otimizar processos, melhorar o atendimento ao cliente e alcançar resultados ainda melhores.
Escrito por Bruno Varrichio e Claudio Santos – Cultura Soluções Estratégicas.