Muito provavelmente você já ouviu falar, ou até mesmo já leu algo a respeito da Transformação Digital, sobre como os mercados e as empresas de todos os setores serão (e já estão sendo) impactados, bem como o quanto empresários e líderes de empresas buscam alucinadamente se adequar a esta nova realidade, de todas as formas possíveis e imagináveis.
Mas convenhamos, este assunto está tão badalado, em pauta há tanto tempo e estas novas tecnologias estão surgindo com tamanha rapidez, que muitos de nós (gestores e empresários) ficamos completamente perdidos sobre o assunto.
Neste contexto, a pergunta que não quer calar, ao menos na minha moleira, é: “O que eu realmente preciso saber sobre Transformação Digital e como isto pode impactar no meu negócio???”.
Pois bem, para responder esta pergunta, primeiramente precisamos imprimir uma definição clara e objetiva para o termo. Na minha humilde opinião, pode-se facilmente interpretar a Transformação Digital como sendo um fenômeno mercadológico que incorpora novas tecnologias à resolução de problemas tradicionais, no qual implementada ao ambiente organizacional, faz com que as empresas experimentem, de forma compulsória mudanças estruturais, uma vez que estas passaram a fazer uso da tecnologia para melhorar o seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir melhores resultados para sua operação.
Quer ver um exemplo em nosso dia a dia?! – Prometo que não vou falar de como você mudou seu jeito de pedir comida após os aplicativos de delivery (tipo o ifood); muito menos vou pedir para você desapegar de coisas que não possui mais utilidade, garantindo uma grana extra (como faria a OLX); nem mesmo vou insinuar que um modelo de negócio antiquíssimo como os táxis estão em más lençóis após a criação dos aplicativos de mobilidade urbana, originando as maiores empresas logísticas do mundo tipo uma tal de Uber, 99 Taxis, ou até mesmo Cabify, que nem mesmo veículos próprios possuem; Deus me livre ter que falar pra você sobre Nubank, Banco Inter e outras instituições financeiras que só existem no seu celular e cujas principais características são: inexistência de atendimento físico e de qualquer taxas sobre serviços. WhatsApp, Linkedin, Instagram, Netflix, Spotify, Airbnb, Trivago, Decolar, Zap, Mercado Livre, Amazon, nem me passaram pela cabeça…
Mas gostaria de falar pra você sobre como o Magazine Luiza deixou de ser uma empresa varejista com diversas lojas físicas, para se transformar em uma das principais referências nacionais em vendas virtuais.
Gostaria de falar com você sobre como parte da Geração X, sendo mais abrangente, pessoas que nasceram entre 1950 e 1970, pularam a fase do computador (não conseguiram se adaptar bem aos desktops) mas se familiarizaram e se deram muito bem no uso dos smartphones (algum produtor rural ou agente do mercado agro de seu relacionamento e que você conheça se encaixa nessa situação?!).
Por fim, gostaria de falar com você sobre como empresas, que atualmente possuem mercado e capacidade produtiva muito menores, a exemplo da Chinesa BYD e da Norte Americana Tesla, disponibilizam valuation com EBITDA à múltiplos muito maiores, que as tradicionalíssimas General Motors, Volkswagen, Fiat Chrysler Automobiles, Ford Motor Company, dentre outras.
De forma pragmática posso lhe afirmar que a Transformação Digital é um caminho sem volta, com tendência de grande crescimento e evolução cada vez mais acelerada, que obriga todos os empresários e gestores a buscarem novas tecnologias, inovações em mercados até então tidos como estáveis, formas sistêmicas para busca de soluções e mais eficiência para melhores resultados. Trocando em miúdos, todas as empresas do mundo se tornaram uma pequena empresa de tecnologia! Não dá mais para pensar em um negócio, pensar em uma empresa, sem atentar-se à tecnologia.
Portanto, o que você realmente precisa saber??? – Precisa saber que estar atento às inovações, se preocupar cada vez mais com o tema “tecnologia”, aumentar gradativamente e sistemicamente seus investimentos na área de Tecnologia da Informação, seja na contratação de pessoas mais qualificadas, seja na capacitação dos profissionais existentes, ou seja na contratação de serviços relacionados ao tema (Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Nuvem, Blockchain, Mobilidade e Conectividade), é fundamental para que seu modelo de negócio acompanhe a evolução e sua empresa não seja a próxima Kodak do mercado.
Ah André! Já que falou em aumentar meus investimentos na área de TI, “como” “quanto”, “quando” e “onde” devo investir? – Imagino que você esteja se perguntando, ou melhor, me perguntando neste momento…
Bom! Muito bom! Eu diria… Este já é um ótimo começo sobre o que você precisa saber. Mas esse será assunto para nosso próximo bate papo. Aguarde os próximos capítulos, neste canal.
Por hora, gostaria de aproveitar a oportunidade para lhe falar sobre a A2W Plataforma Agro, uma solução inovadora, desenvolvida para inserir sua empresa (à passos largos) nessa onda de Transformação Digital, além é claro de facilitar a vida do seu cliente e por consequência, a sua também!
Esta aplicação irá reduzir a distância entre você e o seu cliente, colocando seus produtos, serviços, benefícios e diferenciais dentro do celular de seu cliente, ao alcance da palma da mão e de um simples dedão!
Melhore sua comunicação, conquiste maior interação e interatividade, esteja mais presente no dia a dia de seus clientes. Isso vai te trazer mais vendas, mais sustentabilidade e melhores resultados.
Conte com a gente para montar um plano de inovações que faça você participar deste novo jogo e iniciar um processo de transformação no seu segmento.
Forte abraço,
André de Souza Moura
CEO e fundador da A2W
+55 35 99915-5689