O agronegócio já atravessou fronteiras e o alcance das vendas vai além do que se possa imaginar. Com o uso da tecnologia e através de um aparelho celular, nem sequer precisa sair de casa para negociar produtos.
Mas como alcançar mais pessoas na divulgação desses produtos? Com o marketing rural, que nada mais é que uma ferramenta muito importante na gestão do agronegócio.
Na verdade, todo e qualquer marketing de vendas precisa ser bem planejado para maximizar os resultados. Por isso, queremos te convidar a acompanhar a leitura para darmos algumas dicas de como ser bem sucedido nas transações.
Como fazer marketing no agronegócio
Para fazer marketing em agronegócio, primeiramente precisa ter o foco ampliado. Isso porque é necessário ter estratégias certas para cada etapa do processo da cadeia produtiva.
O especialista em propaganda e marketing, José Luiz Tejon Megido, explicou que o marketing no agronegócio é segmentado em pelo menos 3 elos. São eles:
1. Antes da porteira das fazendas
Marketing dos insumos, fertilizantes, máquinas agrícolas e serviços para o produtor rural.
2. Dentro das fazendas
Produção agropecuária para os clientes e compradores, como indústrias e consumidores que têm acesso aos produtos in natura.
3. Após a porteira
Marketing realizado por empresas que tem como foco o consumidor final.
Em todas essas etapas, o vendedor do agronegócio precisa se preparar, treinar e, principalmente, educar o produtor para as mudanças no campo e a adoção da tecnologia.
Estratégias para aumentar os resultados
Estreitar o relacionamento com os produtores, fortalecer a sua marca ou a qual você representa e fomentar uma produção mais eficiente e sustentável. Isso é o básico da comunicação de qualquer empresa.
Mas com a comunicação voltada para o agro existem suas peculiaridades. A exemplo da escolha das ações, canais e linguagem.
Isso porque, se você é vendedor para o agro, saiba que precisa falar a língua do empresário rural, compreender seus desejos, entender seu comportamento e suas convicções e conhecer os canais que ele acessa. Só assim você conseguirá criar as ações mais certeiras para seu objetivo.
Sabendo de tudo isso, o que fazer?
- Seja claro em seu objetivo
O que de fato a sua empresa quer alcançar? Vender mais? Ter reconhecimento? Estreitar a relação com o público? Com isso bem definido será mais fácil chegar ao objetivo traçado.
- Conheça as preferências do seu cliente
O que seu público está querendo comprar? O que ele mais valoriza em uma negociação? Quais são as dificuldades desse produtor?
Quando você conhece um a um de seus clientes, fica muito mais fácil acertar na comunicação que vai resultar em vendas.
- Faça sua mensagem chegar de maneira eficiente
Conhecendo o produtor a estratégia de comunicação é mais assertiva. Dessa forma, a mensagem que você vai transmitir deve estar em sintonia com os anseios de seu cliente.
O ponto chave desta mensagem é passar a confiança de seus produtos e de sua marca e, com isso, você vai conseguir atingir seus resultados.
- Integre os canais mais interessantes
A mensagem precisa atingir um alvo. E como fazer isso? Escolhendo os canais certos para envolver mais pessoas só que nesse caso, o produtor.
Estude e analise quais são os canais que seu público acessa e as mídias que ele confia. Depois disso, use das estratégias e da mensagem correta e persuasiva para ganhar esse produtor para seu negócio.
- Mensure resultados e redefina suas metas
O mercado pode sofrer alteração e, sendo assim, será necessário repensar em tudo o que já foi planejado, inclusive a proposta de marketing. Neste caso, é importante ficar de olho nos resultados de cada ação.
Quais são as vantagens em fazer marketing no agronegócio?
- Reconhecimento da marca
- Aumento da lucratividade
- Presença digital marcante
- Melhor relacionamento com os clientes
- Atração de consumidores
- Aumento do valor agregado
Como pode perceber, o marketing no agronegócio vai além da publicidade, comunicação, vendas e promoções, para atingir os objetivos.
É um conjunto de ações e estratégias que, para ter bons resultados e, por consequência a lucratividade, basta saber usar as ferramentas certas para o seu negócio se sobressair dos demais.
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