Todo empreendedor quer expandir os negócios de sua empresa. No ramo do agronegócio não é diferente. Ver o próprio negócio se desenvolver é satisfatório, mas requer muito trabalho e o principal caminho para isso é aumentar o market share.
Mas afinal de contas, o que é market share? Nada mais é do que o percentual que uma empresa possui referente ao total de vendas daquele setor. A própria tradução de market share é: quota do mercado, ou parcela do mercado.
O significado de market share também pode estar relacionado ao volume de vendas que a empresa possui em comparação ao total do segmento de atuação.
Por que é tão importante elevar a participação de sua empresa no mercado? Porque aumenta o faturamento que, por conseguinte, poderá impulsionar novos investimentos. Torna a sua marca mais relevante na sociedade e, por fim, os correntes terão menos espaço de expansão.
Como aumentar as vendas no agronegócio?
Para te ajudar nesse processo para conseguir novos patamares de sua empresa, separamos 5 dicas de como aumentar o market share.
Lembre-se que para conseguir novas fatias no mercado é necessário muito planejamento, por isso, análises e diagnósticos são muito importantes.
1. Diagnóstico da sua empresa
Você precisa saber como estão as finanças de sua empresa, por isso o primeiro passo consiste em fazer um diagnóstico da atual situação.
Para conquistar uma fatia maior no mercado, são necessários investimentos em diferentes áreas do negócio.
Mas você está preparado financeiramente para fazer esses investimentos? É por isso que o diagnóstico é tão importante para saber como está a sua empresa.
Além disso, o diagnóstico servirá para entender quais são as soluções que você oferece e o potencial de crescimento de cada uma delas em função da demanda existente.
2. Adote uma estratégia de marketing
O marketing é uma excelente estratégia, e a mais conhecida, para alcançar novas pessoas e aumentar market share. Como desenvolver estratégias de marketing para o agronegócio? Não tem segredo e sim uma receita: estratégia coerente.
O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo, como: faixa de idade, perfil de uso, faixa média de renda, etc. Após isso, será possível direcionar suas ações de publicidade a esse público e obter resultados mais eficazes.
3. Análise da concorrência
Você não é o único que busca aumentar market share e conquistar novos clientes. Dessa forma, é importante conhecer cada uma das empresas que competem com a sua e quais são as suas estratégias.
Considere, nessa análise, pontos como: política de preços, área de atuação, qualidade do suporte e atendimento, qualidade da conexão, promoções e estratégias de publicidade.
Isso tudo fará você identificar os pontos falhos dos concorrentes e identificar se há esses pontos no seu próprio negócio.
Além disso, não se esqueça que os concorrentes também estão de olho na sua empresa, portanto, é importante oferecer um atendimento e um serviço de excelência para evitar que eles conquistem os seus clientes.
4. Ofereça um diferencial
É fato que consumidores são atraídos por vantagens. O diferencial pode ser basicamente qualquer coisa: preço, forma de fabricação, material ou ingrediente utilizado, etc.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração para aumentar o market share é estabelecer um plano de fidelização.
De que forma?
- Qualidade no atendimento e no suporte técnico;
- Programa de vantagens que oferece benefícios atrelados à fidelidade;
- Promoções voltadas aos clientes antigos.
5. Faça parcerias
Associar sua marca a outras já conhecidas é uma boa forma de tornar seu produto mais conhecido e fazer com que ele chegue a um grande número de pessoas.
Dessa forma, a A2W oferece seus serviços para soluções de problemas através de aplicativos para o agronegócio. Ficou mais fácil encontrar novos clientes mesmo a distância e é por isso que a A2W disponibiliza no mercado o APP Cliente.
Trata-se de uma aplicação móvel e flexível para relacionamento direto que sua empresa pode ter com o cliente, reduzindo distâncias e melhorando o tempo de resposta às demandas de uma forma extremamente disruptiva.
Com o APP Cliente, sua empresa poderá melhorar a qualidade e a agilidade do atendimento; poderá trabalhar com mais mobilidade e performance; possui grandes chances de aumentar sua participação no mercado e vender mais sem abrir mão dos lucros; e economizar tempo, recurso e dinheiro.
Como pode perceber, ter uma maior participação de mercado é um desafio que toda empresa deve encarar.
Até porque as chances dos concorrentes estarem trabalhando nesse objetivo são altas. Se não pensar grande e encarar o mercado com uma boa estratégia, sua empresa pode ficar estagnada