Os 5 principais motivos para um CRM impactar na eficiência operacional no agronegócio

CRM aumenta a eficiência no agronegócio

Atualmente, vivemos em um cenário de hipercompetitividade, clientes mais exigentes e informados, uma realidade que chegou para ficar, o que requer mais do que apenas conhecimento técnico. É preciso ter objetivos claros, estratégias e ferramentas para que otimizem processos e aumentem a produtividade. Com isso é importante entender que o CRM não é apenas uma solução de software, mas uma estratégia que ajudará a melhorar a eficiência operacional, personalizar o relacionamento com os produtores e prever demandas.

A seguir, exploraremos os cinco principais motivos pelos quais um CRM impacta diretamente a eficiência operacional no agronegócio.

1. Gestão personalizada de relacionamento com produtores

Embora possa parecer óbvio, compreender as necessidades de cada produtor ainda é um dos principais desafios. Quando dizemos ‘parecer óbvio’, partimos do pressuposto de que, ao conhecer a atividade agrícola, o tamanho da área e a quantidade de animais, seria natural deduzir o que o produtor precisa. No entanto, um CRM bem implementado não só ajuda a mapear essas informações, como também permite:

  • Segmentar cada cliente, considerando histórico de compras, atividade agrícola, comportamento de pagamento, preferências e sazonalidade.
  • Desenvolver estratégias de personalização e hiperpersonalização, como ofertas de produtos adequados às necessidades específicas do produtor, incidências da região entre outras.

É comprovado que 80% dos clientes preferem empresas que oferecem experiências personalizadas. (Salesforce). Com o Super CRM da A2W, essas segmentações são realizadas automaticamente, permitindo às empresas identificar oportunidades de vendas mais precisas e construir relações de confiança de longo prazo com os produtores.

Leia também: Dashboards e CRM: como a inteligência comercial é essencial para analisar dados 

 2. Planejamento sazonal

No agronegócio a sazonalidade marca cada safra, o que pode gerar alguma previsibilidade, porém, a responsabilidade com os estoques fica ainda maior, já que alguns produtos têm o momento correto de aplicação, e se não for vendido ou realizado alguma tratativa com o fornecedor, o produto permanecerá no seu estoque por mais uma safra o que gera custos para empresa. Quando se possui uma ferramenta e uma estratégia de CRM é possível:

  • Analisar dados históricos de vendas para antecipar períodos de maior demanda. Em um mercado de alta competitividade as margens estão nas compras.
  • Planejar estoques e logística é fundamental, cumprir o combinado com o produtor é marcar gol de placa, conquista a confiança e a preferência.

Essas práticas ajudam na retenção, reduzir custos e perdas, além de aumentar a assertividade na oferta e na compra de produtos, como sementes, fertilizantes e defensivos. A A2W oferece um CRM que integra essas análises sazonais diretamente com o planejamento logístico, ajudando sua empresa a ter previsões mais assertivas e reduzir custos operacionais.

 3. Centralização e integração de dados

Existem dados espalhados em diversas fontes, empresas diariamente geram um grande volume de dados, máquinas geram dados, mas muitos permanecem dispersos e não geram o valor que deveria, ou melhor não existe ação com os dados. Quando falamos de uma estratégia de dados e CRM é possível:

  • Centralizar, desde informações financeiras até históricos de visitas técnicas, o que permite ações estratégicas, otimizando tempo, reduzindo custos e consequentemente mais assertivo.
  • Integrar ferramentas, como: ERP, financeira e outras, possibilita uma visão 360º do negócio e do cliente

A centralização de dados reduz retrabalho e facilita tomadas de decisão, o que é fundamental em um mercado tão dinâmico. 

Com o Super CRM da A2W, sua empresa pode integrar todas as ferramentas e informações em uma única plataforma, oferecendo uma visão completa do cliente e do negócio para decisões mais rápidas e assertivas.

4. Automatização de processos e ofertas

Esse é um dos grandes diferenciais proporcionados por um CRM bem implementado. Ao eliminar tarefas manuais e repetitivas, como o preenchimento de formulários e a geração de relatórios, a força de vendas tem mais tempo para se dedicar ao relacionamento com o cliente. Além disso, a automatização permite a criação de pedidos eletrônicos, aumentando a eficiência de todo o ciclo de vendas com histórico financeiro, defesa de crédito, cadastro e mais:

  • Envio de comunicações de acordo com a segmentação dos produtores, o que reduz custos, já que não vai comunicar tudo para todo mundo.
  • Geração automática de relatórios de desempenho da equipe de vendas, afinal, é importante saber se estão entregando o que a empresa precisa: meta, margem, carteira atendida e outros indicadores que são fundamentais para sustentação do negócio.

Segundo a McKinsey, a automação com CRM gera para as empresas um aumento de até 20% na produtividade das equipes, porque, libera tempo para que se concentrem em ações de maior valor, como negociações e visitas técnicas.

A solução de CRM da A2W possibilita a automação desses processos, garantindo mais agilidade e eficiência para toda a operação de vendas.

5. Previsibilidade de demandas

O CRM vai além de uma ferramenta de gestão de relacionamento; ele é uma importante fonte para prever demandas, seja para insumos, máquinas, pecuária etc. Além dos dados existentes no ERP do relacionamento entre cliente e empresa, ao coletar dados através do CRM como: cultura, nível tecnológico, área, parque de máquinas, quantidade de animais etc. é possível desenvolver várias estratégias de geração de demanda.

O que permite às empresas, antecipar as necessidades dos clientes, ter maior previsibilidade de estoque e reduzir custos operacionais. Com o CRM da A2W, sua empresa consegue transformar dados em insights estratégicos, permitindo prever demandas com mais precisão e se posicionar à frente dos concorrentes.

Exemplos práticos de como um CRM especializado impacta na eficiência operacional:

  • Geração automatizada de propostas e pedidos: Agiliza o processo de venda e reduz erros.
  • Envio automático de lembretes: Lembretes de renovação de contratos e cadastros, campanhas e outras ações importantes.
  • Comunicação interna: A interação entre os diferentes departamentos da empresa, como vendas, marketing e suporte técnico, faz com que todos estejam alinhados e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.
  • Gerenciamento de tarefas: O sistema auxilia no planejamento, atribuição e acompanhamento de tarefas.
  • Identificação de tendências de mercado: Analisar dados históricos e identificar tendências de mercado, permitindo que a empresa se adapte rapidamente e aproveite novas oportunidades.
  • Otimização de rotas: O CRM pode otimizar as rotas do vendedor, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
  • Aumentar a produtividade: Automatizando tarefas e otimizando processos.
  • Melhorar a qualidade do atendimento: Oferecendo um atendimento personalizado e eficiente.
  • Aumentar a satisfação do cliente: Através de uma comunicação direcionada.
  • Tomar decisões estratégicas: Com base em dados e análises.
  • Aumentar a rentabilidade: Através de uma gestão eficiente dos recursos.

Implementar uma estratégia de CRM, aliada com a força de vendas e com uma ferramenta especialista, é um diferencial importante para aumentar a eficiência operacional.

Ter informações dos produtores e entender seu comportamento, ajuda a ser mais preciso no planejamento sazonal, centralizar dados e integrar sistemas permite tomada de decisões rápidas e baseadas em fatos, além de automatizar processos e prever demandas.

Com o CRM da A2W, sua empresa ganha um parceiro estratégico, que une tecnologia e conhecimento para transformar dados em resultados.

O CRM contribui diretamente para a redução de custos, aumento de produtividade e melhoria na qualidade do atendimento. No cenário competitivo atual, a capacidade de entender e antecipar as necessidades do cliente, otimizar a logística e tomar decisões baseadas em dados será o diferencial entre o sucesso e a estagnação de uma empresa.

Portanto, ao adotar uma ferramenta de CRM, aliada a uma boa estratégia, as empresas não apenas melhoram suas operações, mas também constroem um relacionamento mais próximo e objetivo com seus clientes, criando uma base de confiança, conquistando a preferência, isso é o fator que gera maior rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo.

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