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O agronegócio vive um momento de transformação, não só digital, mas, no modelo de atendimento, na forma de gerir, entre outras. O cenário é de hipercompetitividade, clientes mais informados e exigentes, produtos “comoditizados” (guerra de preço), exige que a tradicional relação entre empresas e produtores, historicamente baseada na confiança e proximidade, evolua para incluir diferenciais como a personalização do atendimento.
Produtores rurais, que antes se baseavam em relações tradicionais com revendas e cooperativas, agora esperam agilidade, personalização, assistência técnica e acima de tudo confiança. Uma pesquisa da McKinsey revela que 73% dos clientes esperam que as empresas compreendam suas necessidades individuais, e o agro não é exceção.
No entanto, muitas empresas do setor enfrentam dificuldades em organizar dados de forma geral, inclusive de seus clientes. Informações como histórico de compras, áreas plantadas e preferências são frequentemente fragmentadas em planilhas, sistemas diferentes ou até em registros manuais. Esse cenário impede uma visão única do cliente.
O que é personalização no atendimento ao cliente?
Personalizar o atendimento significa ajustar as interações às necessidades, preferências e particularidades de cada cliente. Compreender a sazonalidade das culturas, conhecer o tamanho da área plantada e analisar o histórico de compras são fatores que permitem antecipar demandas e tornar a abordagem ao produtor mais humanizada e assertiva.
A falta de humanização e personalização no atendimento não apenas causa insatisfação, mas também pode levar à perda de vendas e à migração de clientes para concorrentes que oferecem maior valor. Um estudo da Salesforce aponta que 66% dos clientes consideram mudar de fornecedor por causa de um atendimento ruim.
Além disso, sua empresa corre o risco de ser lembrada apenas pelo preço, resultando em margens cada vez menores e, consequentemente, em resultados baixos ou até mesmo negativos.
Com uma boa estratégia de CRM aliada a uma ferramenta adequada, como a solução especialista da A2W, as empresas conseguem estruturar essas informações em um único lugar, transformando dados em informações que direcionam e fortalecem a atuação da força de vendas.
Leia também: Os 5 principais motivos para um CRM impactar na eficiência operacional no agronegócio
Por que a personalização é tão importante?
O agronegócio brasileiro é um setor diversificado, com produtores enfrentando desafios constantes, como mudanças climáticas, oscilações de mercado e pressão por produtividade. Diante disso, eles buscam parceiros que realmente consigam gerar valor. Uma ferramenta de CRM especialista deve ser utilizada para:
Centralizar dados do cliente: Consolidar informações como culturas, áreas plantadas, nível tecnológico, maquinários, histórico de compras e financeiros, preferências entre outras.
Criar ofertas personalizadas: Com base nos dados, segmentação de clientes, as empresas conseguem oferecer recomendações, criar campanhas, tudo direcionado, o que reduz custos e otimiza tempo da equipe.
Melhorar a comunicação: Não se deve comunicar tudo para todo mundo. É importante enviar mensagens oportunas, como lembretes de campanhas ou recomendações para otimização de produção. Mas isso com base na segmentação.
Agilidade no atendimento: Com informações centralizadas, equipes de vendas e pós-venda conseguem responder rapidamente a dúvidas ou solicitações, aumentando a satisfação do cliente.
Analisar dados de mercado: Integrar fontes externas, para fortalecer as estratégias de venda, entender participação no mercado, onde existem oportunidades etc.
O fato é que não basta ter uma ferramenta apenas para dizer que tem, é preciso saber o que fazer e quais estratégias adotar. Um estudo realizado pela Markestrat Group aponta que, todos os dias, em média 14 vendedores diferentes visitam uma propriedade, mas apenas 3 geram algum valor. Onde sua empresa quer estar?
Conclusão
Para alcançar longevidade, lucratividade e conquistar a preferência dos clientes, as empresas precisam focar na retenção e manutenção.
O CRM funciona como a ponte entre dados e ações estratégicas, permitindo construir relacionamentos, aumentar a competitividade e, principalmente, entregar valor aos produtores.
A solução de CRM Agro da A2W é projetada para oferecer às empresas exatamente isso: um sistema robusto e intuitivo que centraliza informações, personaliza o atendimento e otimiza a força de vendas.
Ao investir na A2W, sua empresa estará não só implementando uma ferramenta, mas garantindo uma abordagem estratégica que une tecnologia e inteligência para gerar valor no campo.
Afinal, no agronegócio, como em qualquer outro setor, quem entende as necessidades do cliente estará sempre um passo à frente.
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Escrito por Bruno Varrichio e Claudio Santos – Cultura Soluções Estratégicas.