Transformação digital invade o mundo do agronegócio

Transformação digital invade o mundo do agronegócio
Transformação digital invade o mundo do agronegócio

A transformação digital tem impactado em todos os setores e, no agronegócio, essa tecnologia com ajuda de softwares não foi diferente. 

Essas novas possibilidades geradas pela tecnologia para melhorar seus processos e entregar mais qualidade ao mercado é benéfica.

Isso está ligado a tomada de decisões, no melhoramento da lavoura, no controle de estoque, no controle de pragas, na compra de insumos, no monitoramento por drones, na gestão e até mesmo na produção mais sustentável, onde é possível ter todos os dados da sua operação.

Estamos falando do Agro 5.0! Ou seja, uma agricultura mais conectada que utiliza a tecnologia de forma integrada como caminho para produzir mais, com melhores práticas, menos desperdícios, menos custos e maior resultado. 

Bem resumidamente são soluções mais assertivas com ajuda dessas tecnologias. E, quem não está apostando suas fichas nisso está ficando para trás daqueles que têm visão de negócio.

Transformação digital

Boas práticas de produção é o futuro para a sustentabilidade

Não é de hoje que a grande maioria tem percebido que essa transformação digital veio para revolucionar a rotina dos produtores, possibilitando novas oportunidades e vantagens competitivas.

Além disso, esse mundo de novas oportunidades fez com que empresas do ramo da tecnologia, chamadas agtechs, trabalhassem no aperfeiçoamento de softwares, sistemas e dispositivos para o agronegócio. 

Isso vem possibilitando ao agronegócio produzir com maior agilidade, eficiência, rapidez e produtividade. Então você deve estar se perguntando: quais são essas tecnologias? 

Antes de responder essa pergunta, queria que você analisasse as projeções do agronegócio a longo prazo de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

As projeções dão destaque principalmente aos grãos, que apontam uma produção de 333 milhões de toneladas na safra 2030/31. Isso significa um aumento de 27% em comparação com a safra atual.

A área de cultivo também deve aumentar consideravelmente, passando de 68,7 milhões de hectares em 2021 para 80 milhões em 2031. O crescimento será registrado principalmente em lavouras de soja e milho. 

Portanto, voltando à pergunta, para conseguir chegar a esses números e a esse patamar, é preciso entender quais são as tendências tecnológicas para esse e os próximos anos.

Tecnologias voltadas ao agro

1 – Agronegócio na nuvem

São informações em nuvens, ou Cloud Computing, que baseia-se em uma tecnologia que otimiza recursos computacionais e torna a gestão mais eficiente, pois detecta toda a cadeia produtiva por meio dos softwares.

Mas por que colocar informações na nuvem?

Porque ao armazenar dados na nuvem, possibilita a integração entre essas aplicações e potencializa o fluxo da informação.

De que forma? Com o cruzamento dos dados obtidos, tipo imagens de satélite e estações meteorológicas por exemplo, ou até mesmo ferramentas como sensores instalados na área plantada e automações realizadas, considerando ainda os históricos e as informações financeiras.

Isso permite uma compreensão mais ampla do ambiente para produção agropecuária. Com essa análise de dados muito mais rápida, ajuda o produtor a tomar uma decisão mais consciente dentro de uma estação de cultivo e corrigir eventuais problemas antes que eles comprometam toda a produção.

2 – Análise de dados no setor agro

Outra ferramenta no mercado é a capacidade de usar análises avançadas para extrair dados e tendências da própria cadeia de produção. 

Esses dados podem ajudar a prever quais características serão as melhores para a produção, dando aos agricultores de todo o mundo a melhor informação para combinar com sua localização e clima.

3 – Drones e monitoramento de safra

A utilização de drones ​para monitoramento de safras, acompanhamento dos ciclos e supervisão constante da área de cada agronegócio como um meio de mitigar riscos, aumentar a eficiência e combater fatores prejudiciais, também têm sido amplamente aplicados. 

Outra forma de usá-los é na pulverização de produtos químicos nas plantações e monitoramento de animais.

Ao se utilizar destes controles, é possível aplicar funções de tecnologias preditivas para garantir melhores resultados e crescimento para a sua propriedade.

4 – Inteligência Artificial e Robótica

O uso de robôs e Inteligência Artificial (IA) na agricultura melhora a produtividade e traz rendimentos mais expressivos e rápidos. 

Robôs de pulverização e remoção de ervas daninhas, como os utilizados em máquinas agrícolas, podem reduzir o uso indevido de agroquímicos, por exemplo. 

Outras empresas de robótica estão experimentando o laser e a orientação de câmeras para identificar e remover ervas daninhas sem intervenção humana. 

5 – Gestão da fazenda

Ter gestão da fazenda com ajuda de softwares é um caminho sem volta. É através dessas tecnologias de ponta que é possível identificar tudo a respeito do seu negócio.

Tendo a gestão da fazenda, é possível obter:

  • Gestão mais fácil e ágil dos dados da lavoura, apoiando a tomada de decisões por parte do produtor;
  • Melhor entendimento do que acontece na lavoura;
  • Planejamento mais assertivo da safra;
  • Aplicação de insumos sob medida;
  • Mapeamento de todas as operações, como plantio, colheita, pulverização;
  • Monitoramento detalhado e em tempo real dessas operações agrícolas, além do melhor controle do maquinário;
  • Armazenamento de dados históricos da lavoura, o que permite correlacionar o desempenho da safra atual com ciclos passados;
  • Maior facilidade e precisão na previsão do tempo;
  • Maior qualidade e sustentabilidade da produção agrícola;
  • Redução de custos de produção;
  • Aumento da produtividade dos talhões;
  • Segurança financeira da safra;
  • Melhor controle de compras e do estoque.

Tendências para 2022

Automação das fazendas possibilita aumento na produtividade

Segundo estudos recentes, as principais tendências para a agropecuária são: Agricultura sustentável e ESG.

Agricultura Sustentável

Pode-se resumir agricultura sustentável como sendo a soma de boas práticas produtivas, com o uso adequado dos recursos naturais, da tecnologia e das automações.

Movimento que reduz desperdícios, otimiza recursos e, de quebra, gera maior sustentabilidade para toda cadeia produtiva. 

ESG (Environmental, social and corporate governance)

Da tradução literal “A Governança Ambiental, Social e Corporativa”, o ESG pode ser descrito como uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa para fatores sociais e ambientais, que garante práticas corporativas mais “verdes”.

Isso faz com que gere valor às práticas que até então não se observava, como o mercado de crédito de carbono, por exemplo. Veja mais sobre crédito de carbono de acordo com o site Mundo Educação clicando aqui.

Onde a A2W se encaixa nisso?

A A2W desenvolve aplicativos e softwares que facilitam a vida de gestores, produtores rurais, consultores de campo, técnicos agrícolas e profissionais de T.I.

Nossas soluções ficam em uma plataforma online que tem alta performance, fácil utilização e baixo custo. É você quem decide qual aplicativo, sistema ou serviço a sua empresa precisa no momento e personaliza o seu plano.

Desta forma, somos uma empresa que atende nos segmentos de: 

  • Revendas agrícolas e pecuárias
  • Indústrias de fertilizantes
  • Indústrias de rações
  • Cooperativas agropecuárias
  • Armazéns de grãos

Por isso, conte com a gente para montar um plano de inovações que faça você participar deste novo jogo e iniciar um processo de transformação no seu segmento.

Continue acompanhando mais dicas assinando nossa newsletter!